Seja bem-vindo e bem-vinda, você está em uma área de preservação ambiental!

1/1

O Pampa Gaúcho é caracterizado por dispor de grande diversidade de espécies em sua flora e fauna. Produto de fenômenos e atividades geológicos e climáticos, o Estado do Rio Grande do Sul é resultado da composição de diferentes paisagens e tem influência de várias ecorregiões do Cone Sul da América do Sul, que favorece a ocorrência de vários endemismos, como afirmado no livro Cactos do Rio Grande do Sul.

Com a perda de habitats naturais com a redução de mata nativa por ações humanas, coleta ilegal de cactos e a caça de animais silvestres indicam o desaparecimento de diversas espécies da natureza, com isso o projeto consiste em inserir a sociedade no bem estar consciente, preservando e aprendendo sustentabilidade.

 

CACTÁRIO ao ar livre

No Rio Grande do Sul existem cerca de 11 gêneros e 65 espécies de cactos, do qual 53 estão listadas sob alguma categoria de ameaça. 

Esta rica herança, vem de períodos geológicos antigos que retratam a atual região do Pampa, como um antigo deserto. 

Representando aproximadamente 30% dos gêneros e espécies de cactos no Brasil, a situação alarmante deve-se principalmente a perda de habitats naturais, causada pelo avanço das áreas agrícolas e da silviculura, além da biopirataria (coleta ilegal) de espécimes que existem apenas na região.

Em sua visita ao Parque Natural Municipal da Pedra do Segredo é possível encontrar uma diversidade de cactos pela trilha, ajude-nos a preservar e recuperar muitas espécies ameaçadas de extinção . Lembre-se que não é permitido remover amostras vegetais, animais ou minerais do parque.

GEODIVERSIDADE E PRESERVAÇÃO

Caçapava do Sul é a capital gaúcha da Geodiversidade, sendo palco de estudos geocientíficos, biológicos e arqueológicos de universidades de todo Brasil. 

A preservação e consciência de tais heranças, muitas vezes não corresponde de forma proporcional a velocidade dos interesses sociais. A exemplo a especulação imobiliária não limita suas ações dentro da preservação histórica, científica natural e cultural da região.

Por isso a participação e atuação da sociedade civil é imprescindível nesse processo. 

PROJETO GEOPARQUE

Trilha

Os Geoparques são territórios reconhecidos pela UNESCO em que a “Memória da Terra” é preservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade.
Esse desenvolvimento pode se dar no turismo, na criação de produtos, na gastronomia, no artesanato e em todas as formas de atividades que conservem e valorizem o patrimônio geológico-geomorfológico, como rochas, minerais, água, solos, relevos, paisagens e fósseis, em associação à a cultura da comunidade.
É um território “vivo”, onde o tempo da Terra e o tempo da humanidade se encontram e se misturam para celebrar a herança daquilo que recebemos, olhando para o presente, com conhecimento do passado e planejando o futuro.

Texto referência: Caçapava Geoparque

605d48e4c8d84b518f5d0afb5b3a5d11.png

Para saber mais acesse:

  • White Instagram Icon
Logo Flor de Tuna.png
DSC_9295.jpg

Horário de Visitação

TERÇA a DOMINGO 09:00 - 18:00

RAPEL E TRILHAS GUIADAS

SOLICITE AGENDAMENTO 

Fale Conosco

Agendamento Online

 Whats/Cel: 55 99955.1659

@pedradosegredo.oficial